domingo, 31 de maio de 2009

ANATOMIA BÍBLICA

Sr.Gostaria de me valer de seus conhecimentos para saber o seguinte: Adão tinha umbigo?

Putz....logo para mim. Bom, vamos à premissa básica. Trata-se de uma história bíblica simbólica...ponto.
Seguindo por uma lógica cartesiana, Adão não tinha umbigo, já que veio do barro, provavelmente já adulto...donde supõe-se não ter passado por uma vida intra uterina, nem necessitado cordão umbilical.
Assim, somente Deus lhe colocaria umbigo. Mas por qual razão? Para que ele não soubesse que não tinha mãe? Ele sabia que era o primeiro ser humano no paraíso. Para não se sentir diferente de Eva? Mas ela veio de uma costela e, portanto, também não teria umbigo.
Voto por essa alternativa, mas agradeço eventual contribuição.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Evandro.
Passeando aleatoriamente pelos blogs, chamou-me atenção o título deste post, pois lembrei de algo que sempre me intrigou.
Assim, valendo-me do seu conhecimento e da minha ignorância (nunca me dediquei a estudar a história bíblica) faço uma pergunta simples (talvez até simples demais).
Adão e Eva tiveram filhos. E esses, por sua vez, tiveram prole? Em caso positivo, com quem? Foi criada uma família paralela da qual não tenho notícias ou houve caso de união sexual entre irmãos ou entre filhos e pais?
Espero não estar sendo muito simplória e nem impertinente.
Se o Sr. julgar inadequada a pergunta não se sinta constrangido em não publicá-la.
Grata, Maria do Carmo

Evandro disse...

Cara Maria do Carmo. Simplória e impertinente de forma alguma. Também não sou conhecedor da Bíblia, mas, pelo que sei, Deus fez somente Adão e Eva, ninguém mais. Eles tiveram vários filhos e filhas. A Bíblia relata várias gerações após Adão e Eva. A conclusão é inexorável. Mas eram tempos diferentes aqueles, já que Adão viveu mais de 900 anos.

Anônimo disse...

Interessante esse lero, mas acho que não é bem assim viu? Quem disse que Adão era um só e não havia mais gente? Pelo que sei a Bíblia não diz isso.
Mas a pergunte é: Evandro = eva + andro?
Sds. Artur

Evandro disse...

Caro Artur, em Genesis, capítulo 2, está dito que Deus achou que não era bom que o homem ficasse SÓ. E da costela ele fez UMA mulher. Mas repito, é uma história simbólica. Quanto ao meu nome, não pode haver confusão: Evandro é nome grego, enquanto Eva é hebraico,ahahahahahah