segunda-feira, 30 de abril de 2007

ORA, RAIOS!

Sempre tem uma primeira vez. Chegou a primeira pergunta que eu não sei a resposta:

"Pode um raio derrubar um avião ?
Antônio - MG"

Boa, Antônio. Acho que vamos ter que pensar juntos. Os aviões fogem de núvem que produz raio, cúmulo nimbus, mas, que eu saiba, é só por causa das fortes correntes de ar.
Um raio é uma corrente de elétrons que passa de um ponto mais carregado para outro menos carregado. Pode ser de núvem para núvem ou entre a núvem e a Terra, em qualquer dos sentidos. O avião, pelo seu tamanho, não será nem o ponto final, nem o inicial para a descarga. No máximo o raio irá transpassá-lo, o que, me parece, não ocasionaria a queda. Pelas descobertas de Faraday, sabe-se que as pessoas no interior do avião estariam protegidas. Todavia, como hoje em dia a eletrônica embarcada é muito grande, talvez a descarga ao pecorrer o avião pudesse danificá-la e, com isso causar a queda. Só que não haveria muita dificuldade em protegê-la desse dano, o que provavelmente é feito.

Assim, eu acho que um raio não deve derrubar um avião. Mas, isso é um "acho", e fica sujeito à crítica. Valeu.

Um comentário:

Evandro disse...

Meu primo Leandro, grande piloto de paraglider, me mandou uma reportagem sobre quedas de aviões devido a raios, até mesmo por explosão dos gases de combustível. Só que a queda mais recente referida na reportagem é de 1976. Por isso, mantenho minha idéia. Acho que, atualmente, só o imponderável ou falha de projeto pode levar à queda. Vamos esperar um piloto de Boeing dar a versão final,eheheh